Em Sessão Extraordinária Vereadores de Ibiam aprovam financiamento para aslfalto rural nas Linhas Gaúcha e Central

O projeto que autoriza o Poder Executivo de Ibiam a contratar financiamento bancário para asfaltamento rural foi a matéria em pauta da sessão extraordinária realizada pela Câmara de Vereadores às 18h30 desta quinta-feira (22).

A reunião sob a presidência de Miguel Felicetti (MDB) contou com a presença de 8 vereadores em plenário, devido a ausência da vereadora Andreia Lamperti (MDB).

Aprovada a ata da sessão anterior,  foi colocado na Ordem do Dia para apreciação em 2ª discussão e votação  o Projeto de Lei (PL) nº 774/22 que autoriza contratar crédito  junto à Caixa Econômica Federal no âmbito do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).

A operação envolve até o valor de R$ 3.922.013.71 (três milhões novecentos e vinte e dois mil e treze reais e setenta e um centavos). A finalidade do Poder Público Municipal é realizar a pavimentação da linha Central (R$ 1.958.458,95) e pavimentação da linha Gaúcha (R$ 1.963.554,76).

A garantia da operação de crédito de que trata esta lei, as são as cotas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e o valor contratado é liberado em 3 parcelas, com carência de 9 meses e amortização de 96 meses, totalizando 105 meses. Porém a autorização legislativa é documento necessário para análise da operação de crédito, por isso a necessidade de sessão extraordinária.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) lamentou o voto contrário na sessão anterior da colega Andreia Lamperti (MDB) e contestou a afirmação dela que os moradores não tem interesse no asfaltamento. Pede que não haja desinformação pois, isso vira uma politicagem.

Destacou que o custo dos juros do financiamento faz parte de qualquer operação de crédito bancário. Recordou que no passado era contra financiar mas, acredita que se faz necessário melhorar as condições de trafegabilidade no Município.

O vereador Camilo Gatti (MDB)  é importante fazer o melhoramento de todas as vias rurais de forma constante e se hoje esta sendo priorizado asfaltar as linhas Gaúcha e Central nada impende que seja incluído trecho na Linha São Pascoal.

O presidente Miguel Felicetti (MDB) necessitou orientar os vereadores acima citados para que não fugir do tema em análise.

A votação do projeto restou aprovado por 7 votos favoráveis.

O presidente aproveitou para informar sobre o Decreto Legislativo 008/2022, na qual regulamenta o período de recesso. A Câmara de Ibiam retorna aos trabalhos de plenário em 1º de fevereiro de 2023 ou caso haja convocação extraordinária os vereadores serão comunicados.

Ainda a parte Administrativa da Câmara entra em recesso de 22 de dezembro de 2022 à 2 de janeiro de 2023.

Dito isso, a sessão foi encerrada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam