Câmara de Vereadores de Ibiam realiza 1ª sessão ordinária de Outubro

Nessa terça-feira (01) houve sessão ordinária da Câmara Municipal de Ibiam, sob a presidência de Cleber Cordeiro Dissegna (PDT), e a presença dos demais Vereadores e Vereadoras.

Aprovada a ata da sessão anterior, a Secretária da Mesa Diretora, Vereadora Cássia Costa Pivetta (PP), fez a leitura dos expedientes recebidos. O Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhou cópias do projeto, planilha e o termo de homologação referente a construção das cabeceiras da ponte de Linha São Sebastião, conforme solicitado em reuniões anteriores por vereadores do MDB.

Na sequência, foi apresentada a Indicação dos Vereadores Célio Lucas Ramos (MDB), Clóvis João de Souza (MDB) e Luiz Fernando Rinaldi (MDB) na qual sugerem ao Executivo de Ibiam, que solicite ao Engenheiro responsável pelo projeto de ampliação do asfalto na comunidade de Linha Gaúcha, o aumento do diâmetro dos tubos de drenagem.

Eles justificam que devido a relatos e solicitações de moradores daquela localidade, em determinados pontos o volume de água das chuvas é bastante elevado, e tubos de 40 cm serão insuficientes.

Na condição de Vereador, Cleber Dissegna, avalia válida a indicação e informa que também constatou esta necessidade e procurou a Administração Municipal e a empresa responsável na qual, comprovou-se que a contratada não colocou a tubulação indicada no projeto civil, sendo assim não se trata de erro do Poder Público. Ainda informou que a tubulação será substituída por metragem maior visando dar vazão da água das chuvas.

Quando o Vereador Célio Lucas Ramos (MDB) pediu a palavra o Vereador Miguel Felicetti (MDB) salientou que por questão de ordem regimental após, a fala do Presidente não há manifestações posterior. Porém, Cleber Dissegna (PDT) decidiu conceder espaço para o manifesto do Vereador Célio.

Um dos autores da Indicação, salientou que é preciso que o projeto antes da execução seja discutido e aprovado pelo Executivo. Porém, como isso não ocorre é feito “ás pressas” em época eleitoral, com foco eleitoreiro, visando angariar votos. Assim, ocorre com outras obras e projetos em execução ou executadas pela Administração.

Neste momento, o Presidente da Câmara interrompeu a fala de Célio para alerta-lo que a discussão limitasse ao tema da indicação.

Visando fazer uso novamente da palavra na condição de Vereador, a presidência, momentaneamente, passou a ser respondida por Célio Ramos, que insinuou não conceder a palavra à Cleber.

A atitude verbal foi reprimida por Cleber que exigiu respeito, considerando que havia lhe oportunizado manifestação anterior após sua fala. Lamentou o comportamento do atual Vice-Presidente pela graduação que possui perante sua pessoa, qualificada por Cleber como Presidente/Colono. Assim, solicitou respeito aos colonos, colegas vereadores e a Presidência da Câmara de Ibiam.

Sobre o tema, voltou a afirmar que não há culpa da Administração na metragem errada da tubulação. E, reprimiu uso da Câmara para palanque eleitoral, advertindo o Vereador para não retornar a comentar sobre o tema da indicação.

Colocada em votação, a referida Indicação foi aprovada pelos presentes.

Na sequência, o Presidente solicitou a Relatora da Comissão Especial, Vereadora Andreia Lamperti (MDB) para emitir o parecer do Projeto de Lei (PL) nº 817/24. Ela comunicou da posição favorável à matéria dos vereadores integrantes da comissão.

Sendo assim, na Ordem do Dia foi apreciado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei 817/24, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária do Município para o exercício de 2025.

O Vereador Célio Lucas Ramos (MDB) aproveitou para esclarecer a população que o projeto trata do orçamento de Ibiam para ano vindouro, na qual estima receita de R$ 30 milhões. Informa que não é candidato a reeleição, assim contesta uso da tribuna para uso eleitoral.

Ao ser advertido, novamente, pelo Presidente da Câmara por fugir do tema em discussão, Célio insistiu em seguir com a abordagem, sendo necessário cortar o áudio do seu microfone.

Diante deste contexto, o Vereador Miguel Felicetti (MDB) manifestou sua indignação do comportamento do Vice-Presidente (Célio Ramos) em tumultuar a sessão e considera vergonhoso para a população de Ibiam essa atitude, em repúdio retirou-se da reunião plenária.

O Presidente Cleber Dissegna (PDT) voltou a solicitar que haja respeito ao rito da sessão, para que não tenha que pedir para o Vereador Célio retira-se da reunião. Concluiu, esclarecendo que discussão política deve ser feita fora do ambiente do Poder Legislativo.

Ao colocar o projeto em votação, o mesmo foi aprovado pelos Vereadores e Vereadoras de Ibiam, por 7 x 0, com registro da ausência de Miguel Felicetti (MDB).

Não havendo espaço destinado para manifestações na Palavra Livre, a sessão encerrou com a convocação do Presidente Cleber Cordeiro Dissegna (PDT) para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 08 de outubro às 19.30 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam