Aprovada LDO 2025 do Município de Ibiam

Nessa terça-feira (08) houve sessão ordinária da Câmara de Ibiam com a presença de todos os Vereadores.

Nos expedientes recebidos houve a leitura do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) sobre as contas do exercício de 2023 da Prefeitura de Ibiam.

O documento foi encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento para devida análise.  A recomendação da Corte de Contas é pela aprovação.

O Presidente da Câmara, Vereador Cleber Dissegna (PDT) ainda nomeou os Vereadores Andreia Lamperti (MDB), Clóvis João de Souza (MDB) e Cassia Costa Pivetta (PP) para comporem a Comissão Especial e, encaminhou o Projeto de Lei (PL) nº 819/24 para o devido parecer. O Prefeito de Ibiam solicita apreciação em urgência da matéria, justificando que as mudanças das dotações orçamentárias se fazem necessárias para dar prosseguimento e conclusão das obras de pavimentação rural e ampliação física de creche.

Na Ordem do Dia esteve em 2ª discussão e votação o Projeto de Lei (PL) nº 817/24, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária (LDO) do Município para o exercício de 2025.

O Executivo justifica que o plano foi revisto e elaborado com base nas manifestações da Sociedade Ibianense, amplamente discutida em audiência pública no dia 10 de setembro no Centro Educacional Elisiane Titon.

A LDO foi aprovada, de forma unânime, pelos Vereadores (as).

Antes de iniciar a Palavra Livre o Vereador Camilo Gatti (MDB) autorizado pelo Presidente retirou-se da sessão. Na sequência, o Vereador Célio Lucas Ramos (MDB) parabenizou os eleitos a Prefeitura de  Ibiam (Camilo e Edemilso) e Vereadores que tiveram êxito na eleição. Relata denúncia de que servidores da garagem de máquinas não estariam zelando pelo patrimônio público (danificado ou depredando). As ações seriam supostamente em razão do resultado da eleição. Pede que o Secretário de Administração e Secretário de Agricultura cientifique o atual Prefeito para que seja tomada providências.  Caso, isso não ocorra e verifique que os casos continuem vai acionar o Ministério Público.

A reunião plenária encerrou com a convocação do Presidente para a próxima sessão ordinária a ser realizada, às 19h30, de 14 de outubro.

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam