Câmara de Ibiam aprova Moção de Apoio para contratação de Bombeiros

Durante a Sessão Ordinária de 22 de outubro foi aprovado de forma unânime a Moção de Apoio apresentada pelo vereador Miguel Felicetti (MDB) endereçada  ao Governador do Estado para que convoque os candidatos excedentes no Concurso Público referente ao edital 001/2017/DP/CBMSC, os quais já se encontram aprovados nos exames de Avaliação de Escolaridade, Saúde, Física Psicológica e Investigação Social.

Em plenário Miguel justifica a Moção pela importância dos trabalhos prestados pelos Bombeiros a sociedade. Além de que, com o chamado dos cerca de 300 aprovados corresponderá a pouco mais de um Bombeiro Militar para cada município Catarinense.

A Moção atende pedido da Comissão de Aprovados Excedentes tendo em vista o déficit no quadro efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado e a preocupação com prazo final de validade do certame (Novembro de 2018).

Com base em dados no Portal da Transparência, o efetivo da corporação era de 2.504 bombeiros em janeiro de 2017. Já em dezembro de 2017 esse número reduziu para 2.425 bombeiros. Para este ano de 2018, conforme alguns candidatos que integram a comissão, a previsão é que o efetivo seja reduzido ainda mais devido aos ingressos à reserva remunerada previstas para 2018. Ademais, conforme o artigo 1º da Lei Complementar nº 582, de 30 de novembro de 2012, o CBMSC possui como efetivo máximo a quantidade de 3.816 bombeiros. Sendo assim, existem mais de mil vagas a serem preenchidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Ibiam