FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Projeto que cria e extingue cargos na Administração Municipal de Ibiam é aprovado, mesmo com votos divergentes

Entrou para votação final na sessão da Câmara de Ibiam nessa quinta-feira (09) o projeto que cria e extingue cargos na Administração Municipal.

Antes, porém, houve aprovação da Moção de Apelo à cadeia leiteira de Santa Catarina, especialmente de Ibiam, pelo baixo valor pago aos produtores que não cobre os custos de produção, ocasionando endividamentos e, em alguns casos, à desistência da atividade.

Direcionado aos Governos Federal e Estadual, e às bancadas parlamentares catarinenses pede-se a adoção de medidas urgentes para conter a crise no setor leiteiro.

Em tribuna o Vereador Eduardo Padilha (MDB), que é um dos afetados, informa que mais de 100 famílias em Ibiam tem a fonte de renda na pecuária leiteira. Ainda reforçou o pedido de medidas a serem tomadas pelos governos.

O documento foi proposto pelos Vereadores e Clóvis de Souza, Eduardo Padilha, Jocimar de Oliveira, José Henrique Moreira e Wilmar Scuciatto.

Na Ordem do Dia foram aprovados de forma unânime e sem discussões:

– Projeto de Lei (PL) nº857, sobre diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária do Município exercício 2026.

Projeto de Lei (PL) nº858, que estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar de Ibiam.

Colocado em pauta o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 131, que atualiza e moderniza o quadro de pessoal da Administração do Município de Ibiam, o Vereador Miguel Felicetti (MDB) avalia que a matéria deveria retornar na ordem do dia no ano seguinte. Julga estranho uma terceira discussão do projeto, e com base em resolução da Câmara vai escusar-se de votar.

A Vereadora Cassia Pivetta (PP) apontou as inconsistências na criação de cargos, como a falta na observância de requisitos de habilitação ou equiparando remuneração de diretor com de secretário municipal. Situações que faz a Vereadora interpretar que se trata de compromissos políticos para ocupação destes novos cargos. Por não compactuar com essas constatações, Cassia tomou a atitude de retira-se da sessão, como forma de protesto ao projeto que, segundo ela, trata-se de “cabide de empregos”.

O Presidente Clóvis de Souza (MDB) anunciou a votação do PLC e comunicou a Vereadora Cassia que seu voto vai ser considerado contrário ao projeto, após sua manifestação na discussão.

O Vereador Miguel Felicetti (MDB) confirma que vai escusar-se de votar, mas o Presidente comunica que seu manifesto vai ser considerado contrário ao projeto.

Somando os votos contrários de Marcia Gomes (PP) e Selmo Laidnes (PDT), sendo que Jocimar de Oliveira (MDB), Eduardo Padilha (MDB), José Henrique (PL) e Wilmar Scuciatto (PP) foram favoráveis houve empate na votação. Com o “voto de minerva” do Presidente da Câmara de Ibiam o PLC nº131 foi aprovado por 5 x 4.

Não havendo anuncio da Palavra Livre a reunião encerrou.

Vale lembrar que a referida sessão foi antecipada, tendo em vista que na próxima semana alguns vereadores de Ibiam estarão em Brasília/DF, juntamente com o Prefeito Camilo Gatti (MDB) em busca de recursos para o Município.

Os vereadores voltam a se reunir no plenário do legislativo em 21 de outubro, às 19h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.