Nesta terça-feira (19) houve sessão ordinária da Câmara de Ibiam sob a presidência do vereador Miguel Felicetti (MDB). Aprovada a ata da reunião anterior e lido os expedientes recebidos nos últimos dias foi apresentando Requerimento dos vereadores Camilo Gatti e Clovis João de Souza, ambos do MDB, que pedem esclarecimentos ao Prefeito de Ibiam sobre o quê está sendo feito no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Entre as informações solicitadas:
– Quais orientações estão sendo feitas a população;
– número de AR (armadilhas) instaladas no município;
– número de PE (pontos estratégicos) instalado no município;
– relatórios de supervisão do estado, Regional de Videira.
– apresentar o Reconhecimento Geográfico – RG atualizado.
– apresentar o Mapa contendo os quarteirões, para o trabalho de uma possível infestação do mosquito.
Em plenário, Camilo Gatti justificou que o requerimento se faz necessário, tendo em vista que nos últimos anos o estado de Santa Catarina vem passando por uma mudança no perfil entomológico relacionado à presença do Aedes aegypti, com a disseminação do mosquito no território catarinense. Esta condição tem contribuído para a transmissão dos vírus da dengue, febre de chikungunya e zika vírus, inclusive em condição de surtos e epidemias nos últimos anos. Neste ano, a análise dos dados dos casos notificados, evidenciou um aumento de 144% no número de notificações de casos suspeitos de dengue em comparação ao mesmo período do ano de 2021, e de 108% no número de casos confirmados da doença.
A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) adiantou que há profissionais responsáveis cuidando desta ação de saúde, mas logo os relatórios serão encaminhados à Câmara. Aproveitou para tranqüilizar aos vereadores e a população que a situação esta sob controle em Ibiam.
O Requerimento foi aprovado por todos os vereadores.
Na sequência houve analise de Requerimento apresentandos pelos vereadores do MDB, Camilo Gatti e Celio Lucas Ramos para que o Prefeito de Ibiam envie à Câmara Municipal, documentes referente aos veículos e motorista que fazem o Transporte Escolar no Município, veículos municipais e terceirizados, conforme segue:
– Cópia do certificado de registro junto ao DETRAN.
– Cópia documento comprobatório de inspeção Comissão de Trânsito Municipal, para verificação dos equipamentos obrigatórios, de segurança, bem como as condições de trafegabilidade do veículo.
– Cópia do documento do veículo que comprove o ano de fabricação.
– Cópia das carteiras de Habilitação de todos Motoristas fazem o transporte escolar em Ibiam,
– Cópia do certificado curso de Habilitação para transporte Escolar.
O requerimento se faz necessário, para fins de fiscalização, comentou Célio. Ele foi informado que há situações de alunos serem transportados em automóvel quando o coletivo apresentou problemas mecânicos e indagou sobre o funcionamento da Comissão de Trânsito de Ibiam.
O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Também Camilo Gatti e Célio Lucas Ramos são autores do Requerimento ao Prefeito para que encaminhe à Câmara de Vereadores, as informações dos valores arrecadados pelo Fundo de Infância e Adolescência (FIA) através de Doações na Declaração do Imposto de Renda anos 2020 e 2021 e os projetos desenvolvidos pelo Município para aplicação dos recursos do Fundo de Infância e Adolescência (FIA).
O vereador Camilo justificou em plenário a importância das dos recursos deste fundo e agradeceu as empresas Berneck e Klabin que doaram cerca de R$40mil pelo FIA. Espera que sejam feitos projetos e executadas ações e não repetir uma situação relatada recente no município em que houve a devolução de valor da seara cultural para o Governo Federal.
O vereador Célio ainda lembro que a declaração do imposto de renda foi prorrogado neste ano e pessoas de outras cidades podem doar para Ibiam. Porém, pede que haja indicação do que foi feito com recursos de doações anteriores como forma de prestar contas para quem contribuiu.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores presentes.
O presidente Miguel Felicetti (MDB) anunciou não haver pauta na Ordem do Dia e abriu espaço para manifestações na Palavra Livre.
Cleber Dissegna (CIDADANIA) agradeceu o apoio da Administração pelo serviços de silagens nas propriedades no tempo certo. De fevereiro a março foram beneficiados 62 produtores. Este ano houve utilização de maquinário da prefeitura e de empresa terceirizada. O vereador avaliou positivamente pois, não houve reclamações sobre os serviços prestados.
Camilo Gatti (MDB) retornou a pedir a Administração que faça melhorias nas estradas do interior. Citou o caso da propriedade do DalMolim, em Linha Gaúcha e fez indicação verbal para que seja feito patrolhamento na estrada para auxiliar no escoamento de grãos e retirada de suínos do local.
Célio Lucas Ramos (MDB) contestou declaração na sessão anterior de que os vereadores fazem “declaração mentirosa” sobre a situação das estradas. Segundo ele, não há razões para mentir e os vereadores tem que andar pelo interior do município, ouvir os moradores por que tem acompanhado relatos de que “ a prefeitura não faz nada”, “cansei de pedir auxílio”. Pede que façam visitas nas propriedades rurais não somente em época de eleição. “Não são com intimidações que vão me calar,” concluiu o vereador.
Já Clóvis João de Souza (MDB) cobrou providência para um ponto de ônibus na Linha Cerro Azul, próximo a propriedade de Ildo Bresan . Devido ao péssimo estado de conservação que façam melhorias ou colocação de uma nova estrutura.
A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) reafirmou que algumas declarações manifestadas na Câmara são mentirosas. Concorda que algumas pontos de estradas precisam de melhorias mas, a Administração esta trabalhando para dar condições de trafegabilidade. Com relação a indireta da necessidade de “andar mais no interior do município” afirmou que tem percorrido várias regiões de Ibiam e não precisa se gabar em plenário, mantém dialogo com pessoas do município e de fora, portando,sabe da realidade quando manifesta-se na Câmara, concluiu a vereadora.
Cassia Costa Pivetta (PP) destacou que as Secretarias e Obras e de Agricultura estão trabalhando. Parabenizou pelo início dos serviços de reabertura da estrada de Santo Alésio que dá acesso a Vista Alegre. Já há elogios das pessoas pelo o que foi realizado até o momento. Também concorda que ainda há pontos de estradas rurais para melhorar e será feito pela Administração.
A sessão encerrou com a convocação dos vereadores para a próxima reunião no dia 26 de abril, às 19h30.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.